Após mais de um mês internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, o Papa Francisco recebeu alta médica neste domingo, 23, às 8h no horário de Brasília (12h de Roma). O Pontífice, de 88 anos, foi tratado de uma pneumonia bilateral e, após a alta, retornará à Casa Santa Marta. Antes de se dirigir ao seu local de descanso, o Papa Francisco irá saudar brevemente os fiéis ao final do Angelus, na Praça de São Pedro.
O Papa Francisco foi internado no Hospital Gemelli no dia 14 de fevereiro, devido a uma grave infecção respiratória. Apesar de sua alta, os médicos recomendam um período de repouso e convalescença de pelo menos dois meses para garantir sua total recuperação.
Em uma entrevista coletiva no sábado, 22, o médico Alfieri, acompanhado do Dr. Sergio Carbone, médico pessoal do Papa, explicou que a decisão de liberar o Pontífice do hospital foi tomada com base nas melhorias constantes e rápidas no quadro clínico de Francisco. O médico também destacou que, na semana passada, o Papa apresentou grandes avanços em seu estado de saúde.
Durante sua internação, os médicos do Papa lembraram que o Santo Padre passou por dois momentos críticos em que esteve em risco de morte. Contudo, ele nunca precisou ser entubado, o que foi um alívio significativo para a equipe médica.
O médico Alfieri explicou que a infecção polimicrobiana que afetou o Papa Francisco resultou em pneumonia bilateral e causou insuficiência respiratória aguda, exigindo um tratamento farmacológico combinado para estabilizar sua condição.
Agora em recuperação, o Papa Francisco pode se dedicar ao seu repouso, mas sua recuperação será monitorada de perto pelos médicos nos próximos meses.