Na noite de sexta-feira (21), um trágico incidente ocorreu em Jacareí, resultando na morte de uma mãe e seu bebê. Agatha Ayme Pagotto Ferreira, de 21 anos, estava grávida de 40 semanas e deu entrada no Hospital São Francisco de Assis, após ser socorrida pelo SAMU devido a fortes dores nas costas.
De acordo com os relatos da família, ao chegar ao hospital, o médico solicitou um exame de cardiotoco, que monitora os batimentos cardíacos do feto, pois não foi possível detectar os batimentos. Após um período de espera, um ultrassom confirmou o óbito do bebê. A mãe foi então encaminhada para um quarto, onde o parto deveria ser induzido de forma natural.
A avó da criança, preocupada com o estado de saúde de Agatha, solicitou uma cesárea, mas a opção foi descartada. Durante o procedimento no centro cirúrgico, Agatha sofreu uma hemorragia interna grave e precisou passar por uma cirurgia de retirada do útero. Após a cirurgia, foi transferida para a UTI, onde infelizmente faleceu na manhã deste sábado (22).
O velório de Agatha e seu bebê ocorrerá neste domingo (23), a partir das 11h, no Campo das Oliveiras.
Em uma nota oficial, o Hospital São Francisco de Assis expressou sua solidariedade à família, lamentando profundamente a fatalidade.
Veja a nota na íntegra:
“Paciente A. A. deu entrada no Pronto Atendimento Obstétrico do Hospital São Francisco de Assis às 19h30 do dia 21/03/2025, trazida pelo SAMU, com queixa de dor súbita em baixo ventre e, logo na triagem, não foi possível identificar presença de batimentos cardíacos do feto; foi realizado ultrassom de urgência e constatado óbito fetal. Paciente foi encaminhada para cesárea de emergência, devido às suas condições clínicas desfavoráveis; durante a cirurgia foi constatado grave descolamento oculto de placenta, com sangramento volumoso no interior da cavidade. Paciente foi encaminhada imediatamente à UTI em estado gravíssimo, chegou a ser entubada, mas não resistiu e veio à óbito. A equipe do Hospital São Francisco de Assis realizou todos os procedimentos possíveis e necessários para salvar a vida da paciente A. A., e se solidariza com a família nesse momento de dor e sofrimento diante dessa fatalidade.”